FR
Início / Multimédia / Webinars/Palestras
Income disparities, population and migration flows over the 21st century​
Frédéric Docquier
Palestra de Frédéric Docquier, professor de Economia na Universidade do Luxemburgo, com enfoque no enquadramento da emigração portuguesa no contexto global de disparidade de salários, de fluxos de população e de migração, co-organizada pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, o Observatório da Emigração e a Rede Migra, realizada a 30 de outubro de 2014, no Iscte.

Data  30 de outubro de 2014
Duração  01:33:28
Local  Iscte
Organização  Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Observatório da Emigração e Rede Migra, com o apoio do ​Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ​e da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas​.​

 

Nesta palestra dada por Frédéric Docquier, é, em primeiro lugar, apresentada uma visão geral dos debates sobre migração nos países ricos, utilizando como base dados e estudos académicos sobre imigração e emigração. Em segundo lugar, são realizadas algumas projeções mundiais para o século XXI sobre disparidades de rendimentos, níveis de educação, disparidades populacionais e fluxos migratórios, com o objetivo de identificar as hipóteses-chave que poderão cobrir o futuro da economia mundial e o futuro dos fluxos migratórios.

 

Sobre o orador

Frédéric Docquier é, desde 2019, líder do programa de investigação Crossing Borders no Instituto de Investigação Socioeconómica do Luxemburgo, LISER, sendo igualmente professor na Universidade do Luxemburgo, onde coordena a unidade de formação de doutoramento da ACROSS. É doutorado em economia pela Université d'Aix-Marseille. Os seus interesses de investigação incidem sobre a economia da migração, a teoria do desenvolvimento quantitativo e o crescimento económico. Foi consultor ST para o Banco Mundial, e perito externo para as Nações Unidas (UNESCO e Painel de Alto Nível sobre a Agenda do Desenvolvimento pós-2015) e para a Agence Française de Développement.

Sobre a moderadora

Cláudia Pereira é professora no Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) da mesma instituição, e coordenadora executiva do Observatório da Emigração (OEm). É doutorada em antropologia, com pós-doutoramento em sociologia, do qual resultou o livro Vidas Partidas. Enfermeiros Portugueses no Estrangeiro (2015). Durante o XXII Governo Constitucional foi secretária de estado para a integração e as migrações. Os seus interesses de investigação passam pela emigração e imigração, refugiados, populações ciganas, desigualdades e políticas públicas.

[Por Frédéric Docquier]

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades