FR
Início / Multimédia / Webinars/Palestras
New migration dynamics on the southern perifery of Europe
Russell King
Palestra de Russell King, professor aposentado da Universidade de Sussex, com enfoque no contexto geográfico e socioeconómico da emigração portuguesa na Europa, proferida na Conferência Internacional da Emigração Portuguesa Contemporânea, organizado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), do Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, e pelo Observatório da Emigração, realizado a 13 de março de 2013, no Iscte, Instituto Universitário de Lisboa.

Data  13 de março de 2013
Duração  01:03:48
Local  Iscte
Organização  Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Observatório da Emigração.

 

Nesta palestra dada pelo Professor Russell King, é apresentado um contexto geral do retorno da emigração para a periferia sul da europa com base em duas crises: a crise financeira pós-2008, e a crise estrutural existente no que respeita ao desemprego de jovens qualificados nos países do sul. Para explicar esta nova dinâmica, o Professor Russell King apresenta três enquadramentos possíveis: última fase do modelo europeu de migração do sul da Europa, a pertinência duradoura da dinâmica core-periferia na europa, e a relevância da hipótese da "região das escadas rolantes. Por fim, são apresentados os efeitos desta ‘crise’ nos outros tipos de migração, tais como: imigração laboral nos países do sul da europa, migrantes reformados do norte da europa, e migrantes do sul da europa e diásporas que planeiam regressar.

 

Sobre o orador

Russell King é antigo professor de Geografia na Universidade de Sussex e diretor do Centro de Investigação Migratória de Sussex. Formou-se como Geógrafo, com licenciaturas e doutoramentos em Geografia pela LSE, tendo tirado um mestrado em Economia e um Mlitt em História. De 2000 a 2013 foi editor da The Journal of Ethnic and Migration Studies, e dirigiu a equipa da Sussex que produziu The Atlas of Human Migration.

 

Sobre o moderador

Cláudia Pereira é professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa, Iscte, e investigadora integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Cies_iscte. Foi, entre 2017 e 2019, coordenadora executiva do Observatório da Emigração, e foi cofundadora de rede de investigadores de migrações, Rede Migra. Doutorou-se em antropologia e realizou um pós-doutoramento em sociologia no Iscte. Os seus interesses de investigação passam por emigração e imigração, migração qualificada, migração de enfermeiros, ação humanitária e tráfico laboral.

[Por Russell King]

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades