FR
Início / Iniciativas / Outros
Como se representa os refugiados nos meios de comunicação social?
Realiza-se no dia 1 de março, Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa, Picoas Plaza, o workshop “Como se representa os refugiados nos meios de comunicação social?”, organizado pelo Refugiados e migrações: iniciativas e reflexões (RMIR), das 09h30 às 17h30.Encontro RMIR dia 1 de Março 2016, no Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa, Picoas Plaza. Das 9h30 às 17h30.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como se representa os refugiados nos meios de comunicação social?

A forma como as notícias são apresentadas influencia o modo como as pessoas interpretam a realidade que as rodeia. O caminho que leva à constituição de espaços representacionais, ou à legitimação da imagem de uma população determinada, nunca é fácil de circunscrever. No entanto, a discussão e a reflexão sobre que imagem escolher, que perspetiva, o que focar, sobre quem entrevistar, encontra-se na prática diária dos jornalistas, pelo que os meios de comunicação constituem canais privilegiados através dos quais interpretações da realidade são difundidas e através dos quais se criam condições para as acreditar.

Muito do espaço e tempo nos media tem sido dedicado ao recente fluxo de refugiados chegados à Europa, fugidos essencialmente de contextos de guerra, mostrando a importância da forma como certas mensagens são transmitidas.

Embora não sempre homogéneos, alguns discursos dos meios de comunicação têm contribuído para mediatizar e legitimar movimentos anti-migração racistas e o controlo cada vez mais restrito tanto das fronteiras externas europeias, como da suspensão temporária do Espaço Schengen. Como se posicionam, a este respeito, os jornalistas que trabalham na área das migrações? Que argumentos ou condições de trabalho estão na base destes discursos? O corte no financiamento de reportagens no estrangeiro está a condicionar a forma como recebemos notícias de outras partes do mundo? Qual é o impacto das imagens apresentadas e dos discursos difundidos nos meios de comunicação na forma de pensarmos?

Com este encontro pretendemos dar continuidade e impulsionar a atividade do grupo - "Refugiados e Migrações: Iniciativas e Reflexões (RMIR)", que se formou no seguimento do interesse manifestado por vários  investigadores/as da área das migrações em contribuir para um espaço de debate público.

O RMIR é constituído por um grupo de investigadores/as de várias áreas das ciências sociais e humanidades que, no passado, já intervieram em diversas iniciativas: tomada de posição pública no Le Monde Diplomatique (ed. Portuguesa), organização, em Novembro último, do workshop intitulado "Refugiados e emergências na habitação" e realização, em maio de 2015, do debate "A crise do Mediterrâneo é de toda a gente!".

 

Mais informações sobre o evento aqui.  

Informações sobre atividades do RMIR aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades