Em declarações hoje à Agência Lusa, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, explicou que serão assinados segunda-feira "dois importantes documentos" que permitirão a introdução, na avaliação curricular espanhola, do português como língua estrangeira de opção.
Um primeiro documento, um memorando, será assinado pela ministra da Educação de Portugal e pelo ministro da Educação de Espanha para enquadrar os protocolos a assinar com as diferentes comunidades autónomas do país vizinho.
De seguida, será assinado o primeiro protocolo pela ministra Maria de Lurdes Rodrigues e o responsável da Junta da Estremadura, que possibilitará o envio de 14 professores portugueses para seis escolas da região - três em Cáceres e três em Badajoz - de forma a ensinar o português.
A responsável pela pasta da Educação em Portugal salientou as "enormes potencialidades" deste e de futuros protocolos noutras regiões espanholas, porque "vão aumentar a difusão da língua portuguesa e a comunicação entre os dois povos".
"Esperamos que este importante memorando venha fazer crescer o interesse pela aprendizagem do português em Espanha", sublinhou.
De acordo com a governante, existem já contactos em curso para uma possível assinatura de protocolos semelhantes com mais duas regiões autónomas espanholas: a Galiza, e Castela e Leão
Destak, aqui, acedido a 14 de Julho de 2009