FR
Início / Iniciativas / Encontros sobre experiências migratórias
A construção jurídica do nacional e do estrangeiro na América do Sul durante 200 anos
Realiza-se no dia 19 de fevereiro, no Auditório Caiano Pereira do Edifício Sedas Nunes do ISCTE-IUL, a conferência “A construção jurídica do nacional e do estrangeiro na América do Sul durante 200 anos”, a partir das 14h30. Neste Encontro sobre experiências migratórias, organizado pelo CIES-IUL, o CRIA e a Rede Migra são debatidas pelo professor Diego Acosta, da Universidade de Bristol, as implicações da construção jurídica do estrangeiro e do nacional na América Latina na emigração venezuelana.

Entrada livre, com registo obrigatório para observatrioemigracao@iscte-iul.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumo da comunicação:

Mais de 4 milhões de venezuelanos tem saído do seu país desde 2015 principalmente para outros países de Sul-América. A região tem uma história de 200 anos de leis, regulações e políticas de migração e de cidadania. Como é que essa bagagem histórica afeta a regulação do estatuto jurídico dos cidadãos venezuelanos no presente?

 

Diego Acosta é Catedrático de Direito Europeu e de Migrações na Universidade de Bristol na Inglaterra. Tem mais de 50 publicações na matéria e o seu último livro foi publicado pela editorial de Cambridge em 2018 com o título “The National versus the Foreigner in South America. 200 Years of Migration and Citizenship Law”.

Mais informações em www.diegoacosta.eu.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades