FR
Início / Publicações / OEm Working Papers
Instituições de saúde e cultura organizacional
pdfPage
Paula Caldinhas
A mobilidade de profissionais de saúde nos países da União Europeia insere-se no fenómeno da globalização, com o aumento de fluxos migratórios internacionais e intercontinentais de bens e pessoas. No contexto de expansão da circulação de profissionais e de serviços de saúde entre os países da União Europeia, este estudo foca o tema da mobilidade de profissionais de saúde e tem como objetivo analisar os efeitos da mobilidade profissional na cultura organizacional e profissional das instituições de saúde. Para tal foi realizado um estudo qualitativo, com entrevistas individuais semiestruturadas a profissionais de saúde, recrutados por conveniência, originários de Portugal e atualmente estabelecidos noutros países europeus, com análise temática dos dados obtidos, usando as categorias previamente definidas de acordo com a literatura publicada sobre o tema: motivos, vantagens e desvantagens, barreiras, diferenças observadas entre serviços e instituições.

 

Série  OEm Working-Paper 
Número  5
Data  dezembro de 2019 
Páginas  28
ISSN  2183-5438 (online)
DOI  10.15847/CIESOEMWP052019
URI  http://hdl.handle.net/10071/22435
Palavras-chave  Organização, cultura, saúde, profissional, mobilidade, retenção, recursos.
Índice  Índice de quadros. Introdução. Objetivos. Metodologia. Caracterização dos participantes. Discussão dos resultados. Notas finais. Referências bibliográficas. 
Como citar  Caldinhas, Paula (2019), “As instituições de saúde e sua cultura organizacional: um estudo qualitativo sobre a mobilidade de profissionais de saúde portugueses em países da União Europeia”, OEm Working-Paper, 5, Lisboa, Observatório da Emigração, CIES-IUL, ISCTE-IUL. DOI: 10.15847/CIESOEMWP052019

 

* Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades