Lisboa, 25 Jun (Lusa) - Os Prémios Talento 2008, que pretendem homenagear portugueses e luso-descendentes que se distinguem no estrangeiro, vão ser entregues sexta-feira numa gala, no Convento do Beato, em Lisboa.
Mais de 300 portugueses no estrangeiro - o dobro da edição do ano passado - candidataram-se à terceira edição dos Prémios Talento, uma iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades.
O júri seleccionou três finalistas para cada uma das 12 áreas a concurso: Artes do Espectáculo, Artes Visuais, Associativismo, Ciência, Comunicação Social, Desporto, Divulgação da Língua Portuguesa, Empresarial, Humanidades, Literatura, Política e Profissões Liberais.
No anúncio dos finalistas, no passado dia 08, o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, manifestou-se convicto de que por muitas pessoas que este projecto consiga distinguir "é ainda muito pobre em relação à grande riqueza" da comunidade de origem portuguesa em todo o mundo.
"Estas candidaturas são extraordinárias e os seus currículos denotam não só uma excelente integração destas pessoas, como o facto de eles se distinguirem e serem distinguidos nos países de acolhimento", disse António Braga.
"É isso que o programa pretende dar a conhecer aos portugueses em Portugal, para que se deixe de lado o preconceito que tantas vezes faz com que se olhe os portugueses que estão lá fora como portugueses de segunda", acrescentou.
As actrizes Alice de Sousa e Sofia Escobar (Reino Unido), o artista plástico Márcio Lacerda (República Dominicana), o Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, o investigador nas áreas da SIDA e Malária Gonçalo Bernardes (Alemanha), a karateca Letícia da Costa (Luxemburgo) e o político Gilberto Martins (África do Sul), estão entre os 36 nomeados.
Entre os elementos do júri, presidido pela antiga primeira-dama Maria Barroso, estão a escritora Rita Ferro, os políticos António Vitorino e Marcelo Rebelo de Sousa, os músicos Camané e Pedro Brumester, o bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto e o arquitecto Siza Vieira.
O jornalista David Borges, o empresário Joe Berardo, e a ex-atleta Rosa Mota são outros elementos do júri.
Os vencedores irão receber um prémio da autoria do escultor Charters de Almeida.
A gala será transmitida em directo pela RTP, RTP Internacional e RTP África.
VM/CFF.
Jornal Expresso, aqui, acedido em 02 de Julho de 2009.