A pintora Maria Cristina Tavares, o professor Pierre Leglise-Costa e a irmã Elisa Borges são três dos 12 portugueses
que vivem no estrangeiro que foram distinguidos sexta-feira da semana passada, em Lisboa, com os Prémios Talento 2008, atribuídos pela Secretaria de Estado das Comunidades.
Na área de Artes visuais, foi distinguida a pintora Maria Cristina Tavares, de França, que expõe em exclusividade numa das principais galerias de arte de Lyon.
O prémio Divulgação da Língua Portuguesa foi atribuído a Pierre Léglise-Costa. O professor, linguista e crítico literário já mereceu outras distinções, nomeadamente o Prémio Europeu Charles Perrault pelo melhor trabalho de divulgação de literatura estrangeira em França.
Na categoria Humanidades, o prémio foi para Elisa das Candeias Borges, religiosa da Congregação de Nossa Senhora a Caridade, em França, que ajuda presos da cadeia de Fresnes, nos arredores de Paris. Dos 12 nomeados de França, apenas estes receberam o Prémio aquando de uma Gala com transmissão em directo pela RTP.
Na categoria Artes do Espectáculo, a vencedora foi a actriz, escritora e produtora Alice de Sousa, do Reino Unido. O prémio Associativismo foi atribuído ao Real Hospital Português
de Beneficiência em Pernambuco, Brasil. Na categoria de Ciência, foi distinguido Victor Pereira da Rosa, do Canadá. Na Comunicação Social, o vencedor foi José Ribeiro Franco, do Canadá.A karateca Letícia da Costa do Luxemburgo venceu o prémio Desporto. Na área Empresarial, foi distinguido Avelino Costa, um empresário de Minas Gerais, Brasil. O prémio Literatura foi atribuído a Isabel D'Ávila Winter,da Austrália.Na Política, o vencedor foi Gilberto Pereira Martins, da África do Sul. Finalmente, na área das Profissões Liberais, foi distinguido Manuel Norberto de Sousa.
O Secretário de Estado das Comunidades, António Braga, afirmou que o objectivo desta iniciativa é o "reconhecimento de tantos e tantos portugueses que honram a memória" de Portugal. "Temos de saber criar sinergias e fazer com que no quotidiano o país também possa beneficiar dessa força que existe em todo o mundo", disse.
Os vencedores da terceira edição dos Prémios Talento receberam uma obra do escultor Charters de Almeida.
Luso Jornal, aqui, acedido em 2 de Julho de 2009.