Iniciativa da CAP MAGELLAN
A associação de jovens luso-descendentes Cap Magellan, sedeada em França, volta a promover este ano uma campanha de segurança rodoviária dirigida aos emigrantes portugueses que viajam de carro para Portugal nas férias de verão.
Contactado telefonicamente pela agência Lusa a partir de Lisboa, Hermano Sanches Ruivo, presidente da Cap Magellan, salientou que este ano a campanha vai ser lançada no próximo dia 8 e termina a 2 de Agosto, "período que corresponde ao maior número de carros a circular entre França e Portugal, e que são na esmagadoras maioria portugueses e luso-descendentes que vão passar férias em Portugal".
Lançada em 2003, a campanha da Cap Magellan volta este ano a ter uma figura pública associada, e que nesta edição é o piloto de automobilismo Tiago Monteiro.
"Eu tenho uma noção muito clara do perigo e do risco que há na estrada, por viver isto no dia-a-dia, e então acho que posso tentar explicar e dizer às pessoas qual o real risco no dia-a-dia, sobretudo nesta altura do Verão", frisou Tiago Monteiro à Lusa.
"É muito importante relembrar coisas simples que se devem fazer para tentar evitar o perigo e acidentes", acrescentou.
A campanha da Cap Magellan, em que participam 150 voluntários, será feita em duas fases, com a distribuição de 250 mil guias e panfletos, à partida para Portugal e junto de discotecas e locais de concentração de jovens luso-descendentes.
O guia e os folhetos fornecem informações sobre segurança rodoviária, cuidados na viagem e com a saúde e também sobre concertos, festivais, o património e itinerários em Portugal. Aborda temas como os perigos ligados ao mar, doenças sexualmente transmissíveis, a droga e o álcool, assim como locais de interesse para os turistas.
A Cap Magellan, com 6.500 associados, é a maior associação de jovens portugueses e luso-descendentes em França.
Jornal Público, aqui, acedido a 02 de Julho de 2009.