O Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE) informa que as embaixadas e consulados portugueses, para além dos centros culturais do Instituto Camões vão estar paralisadas em tudo o mundo durante esta sexta-feira.
«Os trabalhadores não aceitam ser excluídos do regime da função pública portuguesa e remetidos para as leis locais, mesmo sem direitos sindicais e de negociação», informa a estrutura sindical em comunicado.
A direcção afirma que «apesar de a greve ter sido devidamente anunciada e de o aviso prévio legalmente previsto ter sido enviado ao Senhor Ministro e aos outros governantes competentes. O Ministério dos Negócios Estrangeiros manteve-se surdo e mudo, as Finanças não quiseram viabilizar a devida actualização 2009 e o poder mostra preferir desprezar os direitos dos cidadãos do que resolver problemas por via democrática, inteligente, negociada».
Esta situação irá afectar a votação para as europeias, uma vez que os emigrantes portugueses podem exercer o seu direito entre amanhã e domingo.
TVi24, aqui, acedido em 4 de Junho de 2009.