Fonte Inquérito REMIGR aos Portugueses no Estrangeiro 2014-15.
Entidade responsável Projecto de investigação “Regresso ao futuro: a nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa” (REMIGR), realizado por uma equipa que integrou investigadores das seguintes instituições: SOCIUS/CSG, ISEG, Universidade de Lisboa; CEG, IGOT, Universidade de Lisboa; CES, Universidade de Coimbra; e CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). O projecto (PTDC/ATP-DEM/5152/2012) foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Âmbito emigrantes portugueses com 18 e mais anos a residir em qualquer país estrangeiro, com nacionalidade ou naturalidade portuguesa, saídos de Portugal depois de 2000 (6,086 respostas válidas).
Data de referência Inquérito aplicado através da Internet entre maio de 2014 e maio de 2015 e aplicado em papel até finais de 2015.
Como aceder Para aceder aos dados envie um email para observatorioemigracao@iscte-iul.pt, utilizando o formulário disponibilizado nesta página, com a indicação do nome, profissão, instituição e publicação ou estudo onde aqueles serão utilizados, bem como declaração de aceitação das condições de utilização a seguir especificadas. Para aceder à listagem das variáveis e códigos, bem como a outros documentos associados, descarregue os documentos disponíveis na barra lateral.
Condições de utilização A base de dados do Projecto REMIGR está disponível para ser utilizada em trabalhos académicos ou com fins científicos. Qualquer trabalho, com aqueles fins, onde sejam utilizados os dados provenientes desta base deve fazer referência à fonte como a seguir indicado.
Como citar REMIGR, Inquérito aos Portugueses no Estrangeiro, 2014-15 (acedido através do Observatório da Emigração).
Publicações com base nestes dados
Peixoto, João, Isabel Tiago de Oliveira, Joana Azevedo, José Carlos Marques,
|
|
Candeias, Pedro, e João Peixoto (2016), “Europe at their feet? |
|
Candeias, Pedro (2016), “Times they are a-changing’ for Portuguese emigration? |