O Elos Clube Internacional promove o Concurso Internacional Literário comemorativo do Cinquentenário da fundação do Movimento Elista. De acordo com o vice-presidente Continental para Europa, José Luís Guedes de Campos, o tema deste concurso é assim apresentado: És filha de Portugal, Mãe de muitas Nações, És a Língua Universal, Que é cantada por milhões.
Serão admitidos trabalhos inéditos, redigidos em português e em até 30 linhas, em prosa e poesia livre. O prazo de remessa pelo correio, com envio de três exemplares, termina em 8 de junho. As classificações serão divulgadas no blog portaldalusofonia.blogspot.com.
Serão três premiados, além de menções honrosas, galardoados nas comemorações do Dia do Elismo, em local e data ainda a ser anunciado.
"O Elismo surgiu em 1959 na cidade de Santos, por determinação e vontade de homens de elevados ideais, que anteviram nessa época a importância da futura Comunidade Lusíada e do seu prevísivel agrupamento como Comunidade centrada num patrimônio comum: a Língua Portuguesa. Essa afirmação está patente na denominação adotada desde a fundação do Elos Internacional ao acrescentar a esta: da Comunidade Lusíada" diz Guedes de Campos.
"Se ainda hoje o mundo que fala português o faz, certamente por vontade própria pois que se quebraram há muito os laços materialistas e políticos que teimam em acorrentar culturas.
A Língua Portuguesa está viva e progride no mundo por força da demografia e pela descoberta da mesma por outros povos, que a veêm como uma língua de cultura e diálogo. Compete a cada um de nós falantes de português fazer a nossa pequena parte, para que em cada dia, esta maravilhosa língua se afirme cada vez mais, participando em atividades, reuniões, concursos, etc" defende.
Mundo Lusíada online, aqui.