“O protocolo sobre a aplicação e execução do projeto Empreender 2020 – ao qual se associam agora o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), o Alto Comissariado para as Migrações e o AICEP (a agência para o investimento e comércio externo) – foi assinado nesta quarta-feira (28), em Lisboa, no Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), informa a agência Lusa.
“Este protocolo reúne instituições cuja missão é ajudar os jovens empreendedores que estão a regressar a encontrar mercados, a encontrar financiamento e a realizar as suas ideias, convertendo-as em oportunidades de negócio. É esse o objetivo”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, no decorrer da cerimónia protocolar.
Até agora, os objetivos do Empreender 2020 da Fundação AEP – em prática desde 2016 – passavam, em grande medida, pela realização de um levantamento exaustivo dos jovens emigrados detentores de competências técnicas consideradas altas. Depois do levantamento, o objetivo passaria por identificar as condições que favoreçam o seu regresso.
Com este protocolo, o Governo disponibiliza a sua rede consular e diplomática para divulgar o projeto, bem como “informação disponível de natureza documental e estatística” para realizar o diagnóstico da situação atual de emigração jovem qualificada.”
Ver artigo completo aqui.