FR
Início / Notícias / Outros
Empreender 2020: o regresso de uma geração preparada
[INQUÉRITO] Divulga-se o inquérito por questionário disponível online e inserido no projeto Empreender 2020 – o regresso de uma geração preparada, promovido pela Fundação AEP. O inquérito destina-se aos cidadãos de nacionalidade portuguesa ou nascidos em Portugal residentes no estrangeiro, detentores de uma formação de nível pós-secundário. O estudo é desenvolvido pela CH Academy, em parceria com uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Leiria, sendo financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Este questionário insere-se no projeto Empreender 2020: o regresso de uma geração preparada, promovido pela Fundação AEP, que visa realizar um levantamento exaustivo do capital humano detentor de elevadas competências, técnicas e educativas, expatriado para outros países e avaliar o seu potencial de retorno. O projeto procura, ainda, estimar o impacto deste potencial retorno no desenvolvimento económico do País e criar condições para o regresso dos jovens qualificados emigrados, avaliando as suas expetativas empresariais e estimulando o seu espírito empreendedor face às oportunidades existentes. Procura-se, através da informação recolhida neste inquérito, desenhar cenários concretos de atuação com vista ao regresso desta geração num ambiente que seja favorável ao estímulo das suas capacidades empreendedoras.

O estudo é desenvolvido pela CH Academy, em parceria com uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Leiria, sendo financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Podem responder ao inquérito os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou nascidos em Portugal residentes no estrangeiro, detentores de uma formação de nível pós-secundário. As respostas são anónimas e confidenciais e destinam-se apenas aos fins identificados em cima. Agradecemos desde já a sua colaboração.

 

O questionário e informação complementar estão disponíveis neste link: https://surveys.uc.pt/index.php/547393?lang=pt

 

[in English]

I kindly ask you to dissemination an online survey among your networks, aiming to reach citizens with Portuguese nationality or who were born in Portugal and are now living abroad, and who hold postsecondary education. The survey is conducted under the project Empreender 2020 – o regresso de uma geração preparada/the return of a prepared generation, promoted by the AEP Foundation.

The responses are anonymous and confidential and are intended only for purposes related to the project.

The study was developed by CH Academy, in a partnership with a team of researchers from the University of Coimbra and the Polytechnic Institute of Leiria, and is funded by Portugal 2020 under the Competitiveness and Internationalization Operational Program.

Further information and survey available at the following link: https://surveys.uc.pt/index.php/547393?lang=pt

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades