FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Eduardo Cabrita insta emigrantes a investirem no "local onde têm raízes"
2016-12-17
O ministro-Adjunto defendeu hoje, em Sintra, que os municípios devem valorizar a ligação com os emigrantes no sentido de atrair investimento para as regiões do interior e ajudar ao seu desenvolvimento.

Segundo Eduardo Cabrita, os municípios "devem olhar para toda a atração de investimento como uma prioridade da atividade local", mas também "para a valorização daquilo que é uma ligação tradicional" com os investidores da diáspora.

"Isto é, trazer de volta a segunda, a terceira geração para o local onde têm raízes, provando que esses locais também evoluíram, têm hoje boas infraestruturas, condições de saúde, de educação que permitem um maior apoio à atividade empresarial", disse o ministro.

Para o governante, que falava após o encerramento do I Encontro de Investidores da Diáspora, em Sintra, a realidade hoje "não é falar em mercado da saudade, é usar a saudade como impulso para criar novos mercados".

"Temos hoje um Portugal cosmopolita, de quadros qualificados, que pretende atrair investimento e que, mesmo zonas de onde parte da nossa emigração saiu, zonas do interior, são hoje zonas em que devemos olhar com uma visão de competitividade, de coesão", salientou Eduardo Cabrita.

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades