FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
MNE aponta emigrantes como "facilitadores" de exportações e investimentos
2016-12-16
Augusto Santos Silva garantiu que não aceita que potenciais investidores sejam confrontados com problemas burocráticos.

"As nossas comunidades podem servir de facilitadores para as exportações portuguesas para esses países e para o investimento português. Eles são o principal testemunho da valia de Portugal nesses países, são o exemplo concreto do valor de Portugal", considerou Santos Silva, em declarações aos jornalistas no final da sessão de abertura do I Encontro de Investidores da Diáspora, que decorre até sábado em Sintra, com a participação de cerca de 300 empresários oriundos de 38 países.

Um dos objectivos principais do encontro é, destacou o ministro, atrair investimento da diáspora portuguesa para Portugal. Quanto à atracção de projetos para o país, Augusto Santos Silva garantiu que não aceita que potenciais investidores sejam confrontados com problemas burocráticos e disse que procura resolver questões desse tipo que surjam. "Quando me dizem, estou a ter problemas burocráticos, eu digo: quero saber quem, como, quando e onde. Você não pode ter impedimentos burocráticos", considerou.

Santos Silva admitiu que os projectos possam ser recusados porque a localização pretendida esteja numa reserva natural ou porque um investimento não tem a qualidade necessária para receber apoios, assim sendo avaliados "tecnicamente, profissionalmente, não politicamente" pelos serviços da administração.

"O que eu não aceito é que não se responda ou que não se responda em tempo útil, ou que um qualquer burocrata ou uma qualquer legislação esteja a impedir as pessoas de terem a informação necessária para tomar a sua decisão ou implementar imediatamente a sua decisão, se ela estiver tomada e se for conforme à lei", disse.

 

Ler artigo completo no Público, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades