FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Empreender 2020: Como fazer regressar os nossos jovens emigrantes?
2016-12-15
O projeto Empreender 2020 é uma iniciativa criada pela Fundação AEP que procura estimular a criação de condições para o regresso desta geração e a incorporação no país dos seus níveis de conhecimento.

No âmbito do tema “Conhecer para investir”, vai realizar-se nos dias 16 e 17 de dezembro o I Encontro de Investidores da Diáspora, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. O presidente da Fundação AEP, Paulo Nunes de Almeida, vai marcar presença com a sua intervenção sobre Associativismo Empresarial e onde irá, também, apresentar o projeto “Empreender 2020 – Regresso de uma Geração Preparada”, cujo lançamento aconteceu na passada segunda-feira, dia 12, no Porto.

O projeto Empreender 2020 trata-se de uma iniciativa da Fundação AEP que visa, durante todo um ano, criar condições para o regresso dos jovens emigrantes.

“Todos os anos, mais de 43 mil jovens partem em busca do reconhecimento e realização profissional que não encontram no país de origem, tornando Portugal num dos países europeus com a mais elevada taxa de emigrantes altamente qualificados”, encontra-se em comunicado.

De acordo com os dados recolhidos o ano passado, existe uma diminuição desta emigração, mas muitos portugueses não pretendem voltar. “A questão é: Porquê?” O Projeto Empreender 2020 define um plano de longo prazo, procurando estimular a criação de condições para o regresso desta geração e a incorporação no país dos seus níveis de conhecimento.

 
Ler artigo completo no StartUp Magazine, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades