FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Paris homenageou soldados e trabalhadores lusos que chegaram há um século
2016-12-10
O Museu da História da Imigração, em Paris, homenageou hoje "os soldados e trabalhadores que serviram com coragem e determinação a França e a liberdade" há um século, afirmou Manuel Dias Vaz, organizador do evento.

Depois das cidades francesas de Hendaia e Bordéus, o museu parisiense foi palco do terceiro colóquio sobre 100 anos de presença portuguesa em França, tendo tido como temas o centenário do acordo de mão-de-obra franco-português e a participação portuguesa na Grande Guerra.

"O objetivo é partilhar estas páginas de história e homenagear estes soldados e trabalhadores que serviram com coragem e determinação a França e a liberdade e foram elementos decisivos da reconstrução deste país que amamos. A decisão corajosa, em 1916, do governo de Portugal de entrar em guerra com o envio de 55 mil soldados e 25 mil trabalhadores foi um gesto de solidariedade com os amigos franceses e ingleses", afirmou Manuel Dias Vaz perante a plateia.

O também membro-fundador do Museu da História da Imigração acrescentou que a iniciativa pretende "fazer ressuscitar esta memória que foi muitas vezes guardada no esquecimento" e disse que "não é normal que, em França, onde há um milhão de portugueses, o esforço de Portugal na Grande Guerra passe despercebido".

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades