FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Governo quer celebrar 10 de junho de 2017 no Porto e no Brasil
2016-12-10
Dando continuidade à tradição inaugurada em 2016, com Paris, Executivo estará a preparar-se para levar 10 de junho ao Rio de Janeiro e São Paulo

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vai celebrar-se no Porto, Rio de Janeiro e São Paulo em 2017. A notícia é avançada este sábado pelo jornal Público, que acrescenta que a festa vai beneficiar da diferença horária para começar em Portugal e terminar no Brasil.

Tal como aconteceu este ano, em Paris, o primeiro-ministro vai acompanhar o Presidente da República nas celebrações. Em 2016, o 10 de junho assinalou-se pela primeira vez fora do país, por iniciativa de Marcelo Rebelo de Sousa, que o prometera ainda durante a campanha eleitoral. Dando continuidade à tradição, o Governo escolheu então o Brasil, ainda que a opção tivesse contado com a resistência do PR: Marcelo tem família no Brasil e, segundo o Público, temeu que a decisão fosse considerada mais pessoal e menos política. Mas o Governo opôs-se a mudar o destino, sublinhando que a escolha era do Executivo, logo nada poderia ser imputado a Marcelo, e porque a prioridade de Costa é alimentar a relação com a ampla comunidade portuguesa no Brasil.

Público revela ainda que a festa do 10 de junho começa no Porto, com a cerimónia de passagem de revista às Forças Armadas, e que depois de cumprida a tradição militar o Presidente e o primeiro-ministro embarcam com a comitiva para o Brasil, com destino ao Rio de Janeiro, onde participarão numa cerimónia com os emigrantes portugueses naquela cidade. O encerramento, já a 11 de junho em Portugal, decorre em São Paulo: devido ao fuso horário brasileiro, será possível prolongar as celebrações por 30 horas, sempre dentro do dia 10 devido à diferença horária.

 

Ler artigo completo no Diário de Notícias, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades