Os dois artistas mudaram-se para Berlim há cerca de um ano e o contacto que tiveram com a realidade de outros imigrantes e refugiados na Alemanha inspirou-os a desenvolver uma crónica política que questiona a realidade europeia.
Sair de Portugal foi fundamental para os atores para se aperceberem de clichés e caraterísticas dos próprios portugueses.
"Em Portugal ficas um bocado com a ilusão que aquilo é uma espécie de espelho da Humanidade inteira e não é. Isso é uma característica muito nossa, as pessoas é que não vêm isso. Portanto, 'Tradução' é tentar ver esses pontos todos, acabas por te aperceber da tua cultura e qual é a nossa relação com o mundo", explicou António Duarte.
Os dois atores, que formam o grupo 'Divas Iludidas', inspiraram-se na história da Torre de Babel "como princípio de separação dos homens", introduzindo um cunho biográfico em tom teatral: "tens a perspetiva da pessoa que se mudou para Berlim há um ano e que está a descobrir a cidade, da pessoa com saudades de casa, Deus, da guerra, das pessoas que vão para a guerra, de pessoas que voltam destruídas da guerra".
Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui.