FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Governo alarga gabinetes de apoio aos emigrantes nas juntas de Cascais, Ermesinde, Sesimbra e Lisboa
2016-11-24
Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE) são alargados nesta terça-feira pela primeira vez às juntas de freguesias com a assinatura de protocolos, aumentando em 30% o número de Gabinetes no atual Governo, disse o secretário de Estado das Comunidades.

“Nós, com este protocolo que hoje celebramos com a ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) e com diversas freguesias, cumprimos o objetivo político a que tínhamos proposto no início deste mandato, ou seja, aumentarmos em 30% o número de Gabinetes de Apoio ao Emigrante em todo o país”, declarou à Lusa José Luís Carneiro.

O secretário de Estado referiu que os novos GAE serão instalados nas juntas de freguesia de Cascais e Estoril (Cascais), Ermesinde (Ermesinde), Castelo (Sesimbra) e Lumiar (Lisboa). “Quando eu cheguei ao Governo, nós tínhamos 100 GAE e agora, a partir de hoje, ficaremos com 132 Gabinetes de Apoio ao Emigrante”, afirmou Carneiro.

A cerimónia de assinatura dos protocolos das novas sedes do GAE será realizada, hoje à tarde, na junta de freguesia do Lumiar e contará com a presença o secretário de Estado das Comunidades, dos presidentes das juntas de freguesia e do presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho.

“Cumprimos também o segundo objetivo, que era o de alargar a dimensão institucional dos GAE, para isso, em abril assinámos um acordo com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e também com a Associação Nacional de Freguesias”, avaliou o secretário de Estado.

 

Ler artigo completo no Mundo Lusíada, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades