FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Cristèle Alves Meira: de Paris para Trás-os-Montes
2016-11-01
Uma cineasta lusodescendente brilhou este ano em Cannes com uma curta filmada em Trás-os-Montes, ‘Campo de Víboras’. Cristèle Alves Meira quer filmar histórias de emigrantes portugueses.

De Paris falou ao Delas e contou o seu próximo projeto, de novo no local onde passa sempre as suas férias, Trás-os-Montes. Fica apresentada uma cineasta que também aposta forte no azeite feito nas terras transmontanas da mãe.

Vem do teatro. Como foi a passagem para o cinema?

O meu primeiro desejo foi ser atriz e até tive formação nesse sentido. E na escola escolhi ser atriz de teatro, embora no terceiro ano começasse a sentir outros desejos. Os desejos de filmar…Queria contar histórias. Ao mesmo tempo que comecei o meu percurso teatral, fui fazendo documentários enquanto realizadora. O primeiro foi em Cabo Verde e o segundo em Angola. Senti que o cinema, com ou sem ficção, era uma maneira de voltar às minhas raízes. Desde 2012 que quis começar mesmo a contar mais histórias, neste caso com as minhas origens e através da ficção. E filmar em Trás-os-Montes foi uma necessidade. Além de ser lá a aldeia da minha mãe, é o local das minhas férias de verão e onde tive uma ligação muito grande com a minha avó.

As duas curtas que fez, ‘Sol Branco’ e ‘Campo de Víboras’, e a longa que agora prepara são filmadas lá. Há mesmo um fascínio.

Um fascínio completo! E passa muito pelas pessoas locais, gente inteira e com uma generosidade tremenda. Por todas as suas cores, são personagens que merecem cinema. Mas também sou muito atraída pela beleza da região. E, depois, há aquela luz. Uma luz extraordinária! Para além de tudo isso, surge a questão das lendas.

 

Ler artigo completo no Delas, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades