FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Portugueses no Canadá precisam de se reinventar para se integrarem - investigadora
2016-10-22
A investigadora Maria João Dodman considera que a diáspora portuguesa no Canadá necessita de se reinventar no futuro para assegurar a sua "integração e modernidade", adaptando-se às mudanças do país de acolhimento.

"Proponho que não esquecendo o passado e as tradições, que vejamos o futuro como reinvenção, que considero necessária à nossa integração e modernidade", afirmou a Maria João Dodman, docente da Universidade de York, que lançou recentemente o livro AndarIlha - Viagens de um Hífen.

Na sua primeira obra literária criativa`, a também emigrante no Canadá "lança algumas propostas que desafiam não só a diáspora açoriana" mas também "todos aqueles que deixaram o país".

Maria João Dodman é professora na Universidade de York no norte de Toronto, dá aulas de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros, e nesta obra relata as suas "experiências e peripécias nas suas viagens pelo mundo e como imigrante no Canadá".

"AndarIlha é um projeto criativo de 17 narrativas que visa explorar a poética da memória açórica em diálogo e negociação com a tradição, a modernidade, a açorianidade e a identidade híbrida e (i)migrante", frisou.

A docente espera que a comunidade portuguesa no Canadá "continue a dialogar e a trabalhar para ser de fato "multicultural". O objetivo é aprendermos "dos outros e ensinar-lhes um pouco de nós próprios, do mundo deixado a trás de este em que nos participamos com a nossa diferença étnica".

Maria João Dodman, é doutorada pela Universidade de Toronto com a especialidade de literatura ibérica, com uma segunda especialização na literatura brasileira, princípio do século XX.

"Não considero o meu exemplo nem menos nem mais importante que nenhum outro imigrante; optei por uma caminho talvez diferente, mas hoje em dia há um número importante de jovens académicos de origens portuguesas, e já existem novo modelos que não existiam há 20 anos", acrescentou.

 

Ler artigo completo na RTP, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades