FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Emigrantes lesados do BES vão ser recebidos em Belém
2016-10-17
Há ainda cerca de dois mil emigrantes à espera de uma solução.

A associação dos emigrantes lesados do BES tem uma reunião esta terça-feira na Presidência da República, numa altura em que espera a resposta do Novo Banco a um pedido de negociação com a mediação da CMVM.

O presidente da Associação Movimento dos Emigrantes Lesados Portugueses (AMELP), Luís Marques, refere que a reunião vai acontecer com o assessor económico da presidência, Hélder Reis, mas ainda há a hipótese de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também estar presente.

Recentemente, a AMELP entrou com um pedido para que o Novo Banco aceite negociar uma eventual solução através da mediação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), um procedimento que o regulador dos mercados financeiros permite para conflitos sobre instrumentos financeiros que envolvam investidores não qualificados, caso dos emigrantes.

A reunião no Palácio de Belém, em Lisboa, segue-se aos encontros de 19 de Setembro com responsáveis do Banco de Portugal e de 3 de Outubro com a CMVM.

Segundo Luís Marques, a reunião com o regulador e supervisor bancário correu bem e este "comprometeu-se a dar orientação ao Novo Banco para que fosse dada uma solução aceitável" aos emigrantes, não só pelas preocupações com os casos particulares dos emigrantes mas também pelos eventuais efeitos negativos no país, nomeadamente nas remessas de emigrantes.

 

Ler artigo completo na Renascença, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades