O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, organizado pela COTEC com o Alto Patrocínio do Presidente da República, foi entregue no passado dia 8 a Manuel Eduardo Vieira e a Paulo Taylor de Carvalho, respectivamente o "Empreendedor do Ano" em 2008, segundo a Câmara de Comércio da Califórnia, e um dos fundadores da rede The Star Tracker (TST) na Holanda.Hoje com 63 anos, Manuel Eduardo Vieira dedicou-se à cultura de batata-doce na Califórnia, adquirindo a A.V. Thomas Produce, actualmente o maior produtor e distribuidor de batata-doce biológica do mundo.
A empresa emprega 700 trabalhadores e tem um volume de negócios de 36 milhões de euros. Já Paulo Taylor de Carvalho, 32 anos, começou por instalar um MSN num telemóvel, até que, em 2004, fundou a Ebuddy, que tem actualmente 40 trabalhadores e escritórios em Londres e São Francisco, facturando cerca de dois milhões de euros em publicidade e contando com mais de 70 milhões de utilizadores.
Este prémio, a que se candidataram 67 empreendedores, galardoa cidadãos portugueses que se tenham distinguido pelo seu papel inovador e responsável, no contexto das sociedades de acolhimento, que reflectem a diversidade e a riqueza da diáspora portuguesa no mundo actual.
OJE, aqui, acedido em 17 de Junho de 2009.