FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Estado dá um milhão por ano a associações de emigrantes
2016-10-09
Verbas são usadas para a promoção da língua e cultura nacional e também para ajudar cidadãos em dificuldades: desde a entrega de refeições até à compra de remédios, como na Venezuela

As associações de emigrantes recebem cerca de um milhão de euros por ano do Estado português para iniciativas de divulgação do idioma e da cultura nacionais. Verbas que agora também estão a ser canalizadas para a ajuda a cidadãos nacionais em dificuldades, seja através da compra de remédios por parte de instituições de solidariedade ou da entrega de refeições ou alimentos.

As dificuldades sociais que enfrentam os emigrantes, sobretudo de países que têm na venda de petróleo a sua maior fonte de rendimento, como Venezuela e Brasil, tem obrigado as associações a aumentar o apoio aos compatriotas mais carenciados. Um dos exemplos mais recentes aconteceu com o Lar Padre Joaquim Ferreira (em Caracas, Venezuela) que recebeu um apoio de 20 mil euros que deverá ser usado para comprar medicamentos e para a contratação de um médico permanente. Esta ajuda humanitária ganha importância em países que estão a sofrer um forte impacto devido à contínua baixa de preço do petróleo, e onde se estima que vivam cerca de 700 mil portugueses - 280 mil registados.

"Temos vindo a tomar um conjunto de medidas de apoio social para os portugueses que temos na Venezuela. Naturalmente destinados aos lares, onde estão os cidadãos mais idosos, mas estas instituições também prestam apoio alimentar a famílias. Tal como cuidados médicos, para garantir consultas aos que mais precisam", adiantou ao DN o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

 

Ler artigo completo no Diário de Notícias, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades