O espaço permitirá prestar apoio a cidadãos de Gaia que pretendam emigrar, além de auxiliar quem já esteja a trabalhar no estrangeiro e de incentivar o acompanhamento de quem tenha como objetivo regressar definitivamente a Portugal.
Para Patrocínio Azevedo, vice-presidente da Câmara de Gaia, este é um “momento muito importante” para um município que conta com milhares de emigrantes.
“Queremos ser a porta de entrada e o facilitador das pessoas. Quero que este gabinete seja uma promoção da nossa cultura lá fora. Temos património, pessoas fantásticas e uma identidade que queremos levar para todo o mundo. Queremos que os nossos emigrantes sejam os nossos embaixadores culturais e económicos, mas também que o gabinete sirva para divulgar as nossas empresas e aquilo que melhor sabemos fazer em Gaia”, referiu o autarca.
O Gabinete de Apoio ao Emigrante de Gaia irá ainda funcionar como plataforma de divulgação de informação para o pleno exercício dos direitos e deveres de quem procura melhores oportunidades noutras paragens. E promover projetos de investimento e desenvolvimento locais, apoiando o associativismo e o reforço do conhecimento da cultura portuguesa.
Ler artigo completo no Porto 24, aqui.