FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Gaia vai ter gabinete de apoio ao emigrante
2016-09-17
A Câmara de Vila Nova de Gaia e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) assinaram um protocolo que firma a constituição de um inédito Gabinete de Apoio ao Emigrante no concelho.

O espaço permitirá prestar apoio a cidadãos de Gaia que pretendam emigrar, além de auxiliar quem já esteja a trabalhar no estrangeiro e de incentivar o acompanhamento de quem tenha como objetivo regressar definitivamente a Portugal.

Para Patrocínio Azevedo, vice-presidente da Câmara de Gaia, este é um “momento muito importante” para um município que conta com milhares de emigrantes.

“Queremos ser a porta de entrada e o facilitador das pessoas. Quero que este gabinete seja uma promoção da nossa cultura lá fora. Temos património, pessoas fantásticas e uma identidade que queremos levar para todo o mundo. Queremos que os nossos emigrantes sejam os nossos embaixadores culturais e económicos, mas também que o gabinete sirva para divulgar as nossas empresas e aquilo que melhor sabemos fazer em Gaia”, referiu o autarca.

O Gabinete de Apoio ao Emigrante de Gaia irá ainda funcionar como plataforma de divulgação de informação para o pleno exercício dos direitos e deveres de quem procura melhores oportunidades noutras paragens. E promover projetos de investimento e desenvolvimento locais, apoiando o associativismo e o reforço do conhecimento da cultura portuguesa.

 

Ler artigo completo no Porto 24, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades