FR
Início / Notícias / Publicações
Fuga de cérebros
Livro elaborado por 14 autores onde são apresentados os percursos biográficos de portugueses que escolheram viver e trabalhar fora de Portugal. São retratos de jovens mulheres e homens que contam histórias de indivíduos e famílias, de opções pessoais e fluxos coletivos, de afetos e amizades, de sucessos e fracassos, de fim de sonhos e recomeço de projetos.

Título  Fuga de cérebros. Retratos da emigração portuguesa qualificada
Autores  Rui Machado Gomes, João Teixeira Lopes, Henrique Vaz, Luísa Cerdeira, Rafaela Ganga, Maria De Lourdes Machado, Dulce Magalhães, Belmiro Cabrito, Tomás Patrocínio, Sílvia Silva, Rui Brites, Paulo Peixoto
Editor  Bertrand
Data  2015

 

 

Livro disponível aqui.

 

Resumo

Os vinte percursos apresentados neste livro resultam de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Êxodo de competências e mobilidade académica de Portugal para a Europa). Envolvendo quatro centros de investigação das universidades de Coimbra, Porto e Lisboa, e os doze autores deste livro, pretendeu-se conhecer, por meio de entrevistas e questionários, a cadeia de motivos que estão na origem dos novos perfis de emigração, percebendo em que medida a decisão de mobilidade migratória, inicialmente determinada por razões inscritas nos percursos formativos e de trabalho, se transforma em mobilidade social, mas igualmente cultural.

Para mais informação consulte o website do projeto que deu origem ao livro.
Os restantes retratos sociológicos podem ser lidos no ebook, Entre a Periferia e o Centro. Percursos de Emigrantes Portugueses Qualificados, disponível aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades