FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Historiadora retrata cem anos da emigração portuguesa para França
2016-09-05
A historiadora francesa Marie-Christine Volovitch-Tavares retratou um século da emigração portuguesa para França num livro que vai ser apresentado a 13 de outubro em Paris.

O livro, "100 ans d'histoire des portugais en France"("100 Anos de História dos Portugueses em França"), vai ser apresentado na Maison du Portugal - André de Gouveia, na Cidade Universitária de Paris, no âmbito do Festival da Incerteza, organizado pela delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian.

A obra - "uma síntese histórica" segundo a autora - tem cerca de 200 páginas e percorre cronologicamente as vagas de emigração portuguesa para França, com destaque para períodos menos conhecidos como a participação de portugueses na resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial.

"Houve portugueses que já tinham lutado contra a ditadura de Salazar e combatido na guerra civil de Espanha junto dos republicanos, como Emídio Guerreiro. Além dos exilados políticos, houve trabalhadores que foram militantes em sindicatos e partidos políticos franceses e que também participaram na resistência francesa. Foram poucos, mas os franceses na resistência também foram uma minoria", explicou a historiadora à Lusa.

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades