FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Secretário de Estado apela a emigrantes que se inscrevam nos consulados
2016-07-25
O secretário de Estado das Comunidades apelou hoje aos emigrantes portugueses para que se inscrevam nos consulados para facilitar a identificação e o apoio das autoridades em caso de "situações dramáticas".

"Muitas vezes, queremos saber se há ou não há portugueses e não temos registo da sua presença. Só quando as circunstâncias são de tal modo dramáticas é que nós temos conhecimento da existência de portugueses nesses países", afirmou José Luís Carneiro, em declarações à Lusa.

Falando em Mondim de Basto, onde hoje presidiu à sessão solene do Dia do Município, Carneiro sublinhou que o apelo para a inscrição consular "não é apenas válido para quem está com residência permanente, mas também para os que saem em férias ou em atividade sazonais".

Só assim, prosseguiu o secretário de Estado é que, quando ocorrem estes eventos [ataques terroristas], será possível "chegar até esses portugueses com o apoio consular e diplomático".

Insistindo no apelo, José Luís Carneiro destacou a importância de os emigrantes "darem conta [às autoridades consulares e às suas famílias] da sua residência, das suas atividades profissionais e das suas deslocações dentro dos países onde desenvolvem atividade profissional".

O secretário de Estado apelou também aos que, por altura das férias de verão "regressam [por via rodoviária] às suas terras de origem, para que procurem fazê-lo com segurança".

 

Ler artigo completono Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades