Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Sintra vai ter Gabinete de Apoio ao Emigrante, primeiro na zona de Lisboa
2016-07-08
Sobe para 108 o número de municípios que proporcionam esta resposta aos cidadãos, apesar deste ser o primeiro espaço do género na Área Metropolitana de Lisboa.

O Governo vai criar um Gabinete de Apoio ao Emigrante em Sintra, o primeiro na Área Metropolitana de Lisboa, um espaço que oferece acompanhamento aos cidadãos que saem ou querem regressar e onde podem tratar de assuntos.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e a Câmara Municipal de Sintra assinam esta sexta-feira o protocolo para a criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), naquele que é o segundo concelho mais populoso do país (a seguir a Lisboa), com 378 mil habitantes, cerca de quatro por cento da população total e 13 por cento da Área Metropolitana de Lisboa.

Com a criação do GAE de Sintra, sobe para 108 o número de municípios que proporcionam esta resposta aos cidadãos, fazendo "o acompanhamento dos processos de saída, mas também de regresso definitivo ou temporário às suas terras de origem, constituindo um importante sinal de sensibilidade dos autarcas para com este fenómeno", lê-se numa nota do gabinete de José Luís Carneiro.

O novo modelo de GAE, lançado em Abril, procura "valorizar a dimensão económica e empresarial", através da relação com o Gabinete de Apoio ao Investidor na Diáspora, refere a mesma informação do Governo.

 

Ler artigo completo no Público, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades