FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Gabinetes de Apoio ao Emigrante abrem até ao final do ano no país
2016-07-01
O Governo conta até ao final do ano assinar protocolos com 30 municípios que aderiram ao desafio de criar um Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) "de Segunda Geração", indicou hoje o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Em Gondomar, distrito do Porto, onde assinalou a adesão deste concelho, recordando que este foi o primeiro da Área Metropolitana do Porto a dizer "sim", José Luís Carneiro, explicou que os GAE "de Segunda Geração" vão complementar uma rede que atualmente conta com 101 gabinetes.

À margem da sessão de assinatura de protocolo, em declarações à agência Lusa, o governante adiantou que os 30 municípios que "já aceitaram o desafio do Governo" são de "todo o país", incluindo Algarve e Alentejo, onde "não existia resposta semelhante até aqui", uma vez que os atuais GAE estão "essencialmente fixados no Norte e Centro".

Ainda hoje, José Luís Carneiro assina protocolos com as câmaras de Cinfães, distrito da Viseu, e de Valongo, distrito do Porto, e no sábado segue-se Almeida, distrito da Guarda.

"Os últimos cinco anos mostraram que o fenómeno migratório atingiu todo o país e não só o interior", disse o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, acrescentando que "estes gabinetes têm uma resposta essencialmente de cariz social".

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades