Algumas centenas de pessoas concentraram-se na quinta-feira na Ferry Street, em Newark, no estado norte-americano de Nova Jérsia, para festejar a vitória da Seleção Nacional de Futebol.
No final do jogo, as pessoas que enchiam os clubes recreativos, os bares e restaurantes da rua mais portuguesa dos Estados Unidos vieram festejar o resultado com camisolas da seleção e bandeiras.
Os bombeiros da cidade e o corpo de polícia também se juntaram aos festejos, passando na rua com os veículos enfeitados com alguns cachecóis e bandeiras e buzinando.
"Não tenha qualquer dúvida de que o futebol é a coisa que mais ajuda a manter a ligação ao nosso país. Esta juventude nasceu nos Estados Unidos e é sobretudo pelo futebol que ainda estão ligados à terra dos pais e avós", disse à Lusa João Ferreira, de 70 anos, e natural de Valença do Minho.
Ferreira, que vive no país há 51 anos, é reformado e por isso já aconteceu estar em Portugal quando as competições internacionais de futebol acontecem.
"Mas é muito diferente, o sentimento aqui é mais forte. As coisas parecem ter outra dimensão", diz o português.
No centro da celebração, estava Pedro Pires, de 23 anos, que nasceu em Newark.
"Estava a ver o jogo em Elizabeth, mas assim que terminou vim para aqui. Toda a gente vem. Desde o mundial de 2002 que não perco um jogo e as celebrações acontecem sempre nesta rua", disse à Lusa.
Ler artigo completo no Sapo Desporto, aqui.