Depois de ter estado patente em Nyon, cidade suíça no cantão de Vaud, onde foi o tema da edição de 2016 da Semana de Luta contra o Racismo que a autarquia organizou, a exposição «Au-delà des clichés: Portraits de femmes portugaises à Nyon en 2016» (Para lá dos Estereótipos: Retratos de Mulheres Portuguesas em Nyon) pode agora ser vista na Embaixada de Portugal em Berna.
Mariana Mendes, 47 anos, natural de Lisboa, licenciada em Relações Internacionais e Catarina Antunes, 39 anos, natural de Alverca, licenciada em Gestão de Marketing, tiveram nos últimos anos, caminhos idênticos. A emigração nunca esteve nos seus planos, mas há oito anos atrás tornou-se uma realidade para ambas, já que os percursos profissionais dos maridos, as levaram a emigrar para a Suíça.
Em Setembro do ano passado iniciaram um projeto que nasceu de uma situação de ‘clichés’ vivida por uma delas, à entrada de um centro comercial da cidade.
A forma encontrada para passar a mensagem de que as mulheres portuguesas são muito boas ‘mulheres a dias’, mas “têm muitas outras profissões, são excelentes profissionais em tudo o fazem, são lutadoras”, foi através de uma exposição fotográfica que desse rosto a mulheres portuguesas e lusodescendentes e à diversidade de profissões que exercem, explicou Mariana Mendes numa entrevista ao ‘Mundo Português’ em abril, aquando da inauguração da mostra em Nyon.
Ler artigo completo no Mundo Português, aqui.