FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Exposição dá rosto a mulheres portuguesas na Embaixada de Portugal em Berna
2016-06-27
Depois de ter estado patente em Nyon, «Au-delà des clichés: Portraits de femmes portugaises à Nyon en 2016» (Para lá dos Estereótipos: Retratos de Mulheres Portuguesas em Nyon) pode agora ser vista na Embaixada de Portugal em Berna.

Depois de ter estado patente em Nyon, cidade suíça no cantão de Vaud, onde foi o tema da edição de 2016 da Semana de Luta contra o Racismo que a autarquia organizou, a exposição «Au-delà des clichés: Portraits de femmes portugaises à Nyon en 2016» (Para lá dos Estereótipos: Retratos de Mulheres Portuguesas em Nyon) pode agora ser vista na Embaixada de Portugal em Berna.
Mariana Mendes, 47 anos, natural de Lisboa, licenciada em Relações Internacionais e Catarina Antunes, 39 anos, natural de Alverca, licenciada em Gestão de Marketing, tiveram nos últimos anos, caminhos idênticos. A emigração nunca esteve nos seus planos, mas há oito anos atrás tornou-se uma realidade para ambas, já que os percursos profissionais dos maridos, as levaram a emigrar para a Suíça.
Em Setembro do ano passado iniciaram um projeto que nasceu de uma situação de ‘clichés’ vivida por uma delas, à entrada de um centro comercial da cidade.
A forma encontrada para passar a mensagem de que as mulheres portuguesas são muito boas ‘mulheres a dias’, mas “têm muitas outras profissões, são excelentes profissionais em tudo o fazem, são lutadoras”, foi através de uma exposição fotográfica que desse rosto a mulheres portuguesas e lusodescendentes e à diversidade de profissões que exercem, explicou Mariana Mendes numa entrevista ao ‘Mundo Português’ em abril, aquando da inauguração da mostra em Nyon.

 

Ler artigo completo no Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades