FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Brexit: "Ui, isto não vai ter nada de bom, carago"
2016-06-26
Emigrantes em Little Portugal sentem-se sob o céu carregado do "Brexit". Para já ninguém manifesta vontade de sair, mas todos ou quase dizem que para eles vai piorar

Dois dias depois da hecatombe - o Reino Unido votou para sair da UE, é inédito nos 65 anos do embrião da união dos 28 estados - há uma pequena mudança que os portugueses apontam a olhar para a rua: "Londres está muito mais silenciosa, não nota? É um silêncio meio estranho, acho que é de preocupação. Claro que tudo há de voltar ao normal, mas isso será outra questão. É que agora não sabemos o que vai ser o normal".

 

Ricardo Moreira, 37 anos, vindo da Praia das Maçãs, Sintra, vive e trabalha em Londres (opera na Tiles & Stones, empresa de construção e colocação de mármores, direcionada para as classes média e alta) há nove anos e, para ele, que apontou o silêncio surreal, este golpe de teatro ainda está agora a começar: "Ontem acordei em choque, acabou-se o status quo e isso traz-nos muita incerteza. Para mim, o maior medo que nos atravessa a todos é o medo do desconhecido, porque aquilo que os ingleses fizeram foi dar um tiro no escuro. E nem nós nem eles sabemos se acertaram no alvo, se acertaram em nós ou se afinal acertaram neles mesmos".


Ler artigo completo no JN, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades