O Governo português tem nas últimas semanas pedido aos emigrantes portugueses no Reino Unido para solicitarem a residência permanente naquele país. O pedido surgiu muito antes do dia do referendo que ditou a saída dos britânicos da União Europeia. O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, afirmou agora que quem cumpra os requisitos deverá solicitar a dupla nacionalidade.
Em declarações ao Observador, José Luís Carneiro salientou ainda que haverá um reforço do Consulado Geral em Londres, com a chegada de um cônsul-geral adjunto e de também de pessoal que irá atender os emigrantes. "Os portugueses que tenham qualquer dúvida devem recorrer aos serviços consulares", afirmou.
O secretário de Estado das Comunidades tem nos últimos dias apelado aos portugueses que vivem no Reino Unido a acautelarem os seus direitos. Há dois dias explicou que o pedido de residência permanente "é uma preocupação que os portugueses com mais de cinco anos de trabalho no Reino Unido devem ter".
Ler artigo completo no DN, aqui.