FR
Início / Notícias / OEm nos média
Emigração ​portuguesa para o Reino Unido volta a aumentar
Estabilidade laboral e salários são os principais factores que levam os portugueses a procurar o Reino Unido.

O Reino Unido é o país para onde mais portugueses emigram na actualidade. De acordo com os números mais recentes do Observatório da Emigração, em 2015, 32.302 portugueses entraram no país que esta quinta-feira decide sobre se permanece ou saí da União Europeia.

O Departamento de Trabalho e Pensões britânico contabilizou um total de 828.198 entradas de estrangeiros no último ano. Os portugueses representaram 3,9% desse total.

No início deste século, o número de entradas de portugueses no Reino Unido regista um aumento contínuo, que é mais acentuado e expressivo a partir de 2010.

Contudo, neste período em análise, há registo de duas quebras: a primeira, entre 2004 e 2006, quando emigraram menos quatro mil portugueses; e a segunda, em 2009 e 2010, semelhante à ocorrida na emigração para outros países, no contexto da crise financeira global.

Foi em 2013 que se registou um grande aumento no número de entradas, atingindo-se, nesse ano, pela primeira vez, valores superiores a 30 mil entradas

Na opinião de Pedro Góis, professor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e um dos autores do livro “O Regresso ao Futuro - A Nova Emigração e a Sociedade Portuguesa”, os portugueses procuram o Reino Unido pela estabilidade laboral e pelos salários.

“O que explica a emigração para o Reino Unido são os salários, as oportunidades de trabalho, alguma atracção de emigrantes do sul da Europa nos últimos anos”, explica o professor, acrescentando que os enfermeiros são quem mais procura o Reino Unido.

 

Ler artigo completo na Rádio Renascença, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades