FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
De Nova Iorque com amor. “Portugueses do Soho” em estreia no CCB
2016-06-20
O documentário “Portugueses do Soho” de Ana Ventura Miranda, estreia-se esta quinta-feira no CCB. O Observador falou com a realizadora. Uma rua portuguesa no Soho pode estar a caminho.

“Não falava inglês, mas sempre me defendi”. Quem o diz é uma das protagonistas de Portugueses do Soho, documentário realizado por Ana Ventura Miranda, que esta quinta-feira se estreia no Centro Cultural de Belém (CCB) em Lisboa. O filme é o retrato da presença portuguesa no Soho, uma das zona de Manhattan. Antes de estar na moda e no roteiro de milhares de turistas, este lugar era o recanto de muitos emigrantes e o português era uma das línguas mais faladas.

Chegaram aos Estados Unidos em busca de uma vida melhor e à procura do sonho americano. De serralheiros a lavadores de pratos, as memórias de cerca de 20 pessoas são recuperadas e reconstituídas para mostrar um pouco da herança de Portugal no Soho. Para antecipar o desaparecimento de portugueses desta zona, o momento para a realização do documentário revelou-se o mais apropriado. “A cada dia, os vestígios desaparecem. O objetivo deste documentário era que não se perdessem”, afirma Ana Ventura Miranda.

 

Ler articom completo no Observador, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades