FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
De Portugal a Bissau, passando por França e Alemanha
2016-06-13
Equipa de Fernando Santos é a que tem mais jogadores nascidos fora da Europa: cinco. Distrito do Porto é o mais representado.

Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Brasil, França e Alemanha. Estes são os países representados na selecção de Fernando Santos que estará no Euro 2016, naquela que será a mais internacional formação nacional de sempre a disputar uma fase final. Com cinco jogadores entre os 23 convocados, o distrito do Porto é o mais representado no plantel, mas a geografia da equipa vai de Trás-os-Montes ao Algarve, passando pela Madeira e os Açores. É a selecção com mais jogadores nascidos fora da Europa presente no torneio francês.

Depois dos atletas nascidos em Portugal, 14 no total, será a França a segunda nação com mais jogadores na selecção nacional - Anthony Lopes, Raphael Guerreiro e Adrien Silva - seguindo-se a Guiné-Bissau, com dois – Danilo Pereira e Éder. Depois, há um jogador nascido na Alemanha (Cédric Soares), um proveniente de Angola (William Carvalho), um de Cabo Verde (Nani) e outro do Brasil (Pepe).

Entre os naturais de Portugal continental e regiões autónomas da Madeira e Açores, cinco nasceram no Distrito do Porto: Ricardo Carvalho (Amarante); Bruno Alves (Massarelos); José Fonte (Penafiel), João Mário (Porto) e André Gomes (Vila Nova de Gaia). Segue-se o Distrito de Lisboa, com três elementos: Renato Sanches (Lisboa), Ricardo Quaresma (Lisboa) e Rafa Silva (Vila Franca de Xira), para além do seleccionador Fernando Santos (Lisboa).

 

Ler artigo completo no Público, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades