“Outra das preocupações políticas é a reparação gradual das insuficiências mais críticas, designadamente em recursos humanos, da rede consular. O novo Sistema de Gestão Consular vai permitir uma maior simplificação e modernização dos serviços prestados aos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro”, pode ler-se na carta aberta endereçada às comunidades.
O documento do Governo português é essencialmente descritivo sobre as medidas que estão a ser tomadas, focando igualmente os problemas do abrandamento da economia mundial sentido pelas diferentes comunidades. Nos últimos tempos são vários os destinos tradicionais da emigração portuguesa que enfrentam problemas relacionados com questões económicas.
“Temos consciência de que os novos tempos exigem o reforço dos mecanismos de solidariedade e apoio às famílias mais carenciadas dos portugueses residentes no estrangeiro”, afirma o Executivo liderado por António Costa, embora não seja explicado o montante do reforço nem a data em que este vai ser realizado.
Ler artigo completo no Ponto Final, aqui.