FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Nova vaga de emigração já não quer regressar a Portugal, diz historiador
2016-06-11
A nova vaga de emigração portuguesa está a levantar alguns desafios a Portugal enquanto povo e nação, porque os emigrantes já não querem regressar, considerou o historiador Daniel Bastos.

A nova vaga de emigração portuguesa está a levantar alguns desafios a Portugal enquanto povo e nação, porque os emigrantes já não querem regressar, considerou hoje o historiador Daniel Bastos em declarações à agência Lusa.

“Toda a crise que a Europa e Portugal está a passar levanta grandes desafios ao nosso futuro coletivo enquanto Povo e Nação. Os índices baixíssimos de natalidade registados em Portugal levam a um despovoamento muito acentuado, sobretudo do interior do país”, disse à Lusa, em Toronto, no Canadá.

 

O historiador vai abordar a história da emigração portuguesa no domingo, pelas 18:h0 (23:00 de Lisboa), na Galeria dos Pioneiros Portugueses em Toronto.

A partir do momento em que as pessoas são forçadas ou impelidas à procura de melhor condições fora do seu território, verifica-se, mais no interior, o esvaziamento das próprias escolas, ou o encerramento de escolas primárias, ou a concentração em agrupamentos escolares sobretudo nas zonas litorais”, indicou.

 

Ler artigo completo no Observador, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades