FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Emigrantes lesados do BES com promessa de serem recebidos pelo Presidente da República
2016-06-10
Dezenas de emigrantes manifestaram-se nesta sexta-feira junto à embaixada portuguesa, em Paris.

A Associação Movimento dos Emigrantes Lesados Portugueses (AMELP), que aproveitando as comemorações do 10 de Junho em França promoveu uma manifestação junto à embaixada de Portugal em Paris, recebeu do embaixador português a garantia de que ainda nesta sexta-feira será recebida pelo Presidente da República.

À saída da embaixada, Luís Marques, presidente da AMELP, disse ter recebido a garantia de que vai ser recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, na Câmara Municipal de Paris, um dos locais do programa de comemorações do Dia de Portugal na capital francesa.

O representante dos emigrantes lesados foi recebido pelo embaixador e pelo cônsul de Portugal, enquanto várias dezenas de emigrantes se concentravam junto à Embaixada para reclamar o reembolso das suas economias e gritavam em coro "justiça". Os manifestantes,150 de acordo com a organização e 80 segundo a polícia, reclamam a devolução das suas poupanças, aplicadas em vários produtos do Banco Espírito Santo (BES), entretanto intervencionado pelo Fundo de Resolução, de que resultou a criação do Novo Banco.

Em causa estão, segundo a AMELP, um universo de dois mil emigrantes, boa parte a residir em Paris e os restantes noutros países europeus. O universo de emigrantes lesados chegou a superar os sete mil, com 750 milhões de euros aplicados.

 

Ler artigo completo no Publico, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades