FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Líder da JS diz que jovens emigrantes são "refugiados" da incapacidade económica
2016-04-25
João Torres defende que as desigualdades aumentaram e que, por isso, é "fácil compreender que uns fiquem cada vez mais pobres e outros cada vez mais ricos".

O líder da Juventude Socialista (JS), João Torres, criticou esta segunda-feira as desigualdades em Portugal, dizendo que os jovens emigrantes são os "refugiados" da incapacidade económica e social, e defendeu que o actual Governo quer repartir melhor.

João Torres falava na sessão solene comemorativa dos 42 anos do 25 de Abril de 1974 em nome do Grupo Parlamentar do PS, num discurso em que referiu pertencer a uma geração que "não viveu o combate à ditadura de [Oliveira] Salazar e Marcelo Caetano", que "não sofreu na pele perseguições políticas" e que "não experimentou a restrição das mais básicas liberdades em Portugal". 

No entanto, logo a seguir, o líder da JS criticou o "galopante crescimento das desigualdades", considerando não ser "fácil compreender que uns fiquem cada vez mais pobres e outros cada vez mais ricos". 

"Não é fácil aceitar que o salário de uns seja pouco superior a 500 euros e o de outros superior a 50 mil euros. Não é fácil aceitar que uma elite avolume fortunas imorais em paraísos fiscais quando o cidadão comum mal consegue pagar as despesas do dia-a-dia", disse.    

 

Ler artigo completo no Jornal de Negócios, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades