FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
PCP questiona Governo sobre dificuldades de voto por emigrantes
2016-04-15
O PCP alertou hoje para a falta de informação que dificultou o exercício do voto por emigrantes portugueses, questionando o ministro dos Negócios Estrangeiros sobre que medidas pretende adotar para garantir que seja prestada informação em tempo útil.

Numa pergunta entregue na Assembleia da República e dirigida ao ministro Augusto Santos Silva, a deputada comunista Carla Cruz relata ter conhecimento de casos de "insuficiente resposta" das embaixadas e consulados a pedidos de portugueses no estrangeiro relativamente a atos eleitorais.

"Nas últimas eleições para a eleição do Presidente da República, foram pedidos esclarecimentos quanto aos procedimentos de exercício de voto antecipado ao consulado-geral de Portugal em Londres que não obtiveram qualquer resposta atempada. Ao mesmo tempo foram feitas tentativas telefónicas que igualmente não surtiram efeito", refere a deputada do PCP.

Num dos casos, exemplifica, um cidadão recebeu uma resposta às solicitações no dia 21 de janeiro, depois de ultrapassado o prazo de exercício do voto antecipado, informando do local da votação e dos contactos do consulado respetivo.

 

Ler artigo completo no Notícias ao minuto, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades