FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Emigrantes serão abrangidos pela solução para lesados do BES
2016-04-12
Os emigrantes lesados pela derrocada do BES também estão abrangidos pelo memorando de entendimento assinado entre o Governo e todas as partes envolvidas numa solução para os lesados do papel comercial do BES.

Os emigrantes lesados com a falência do BES também estão incluídos no memorando de entendimento assinado por Governo, Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Banco Espírito Santo (BES) e Associação de Defesa dos Clientes Bancários Lesados, Investidores em Papel Comercial (AIEPC). A garantia foi dada pelo primeiro-ministro ao deputado socialista Paulo Pisco, deputado do PS eleito pelas Comunidades Portuguesas.

Em declarações ao Económico, este deputado socialista avança que a garantia foi dada por António Costa, a 5 de Abril, numa reunião da Comissão Nacional, que decorreu em Lisboa.  "Nessa reunião alertei o secretário-geral do PS para a situação verdadeiramente dramática dos emigrantes lesados, que trabalharam de forma muito dura a vida inteira e julgaram que estavam a aplicar todas as suas poupanças em depósitos e chegam agora à idade de reforma - em muitos casos com poucos descontos - e queriam usar o seu dinheiro e nem sequer têm uma reforma decente, para viver de forma minimamente condigna", afirma Paulo Pisco.

Após ter alertado para a necessidade dos emigrantes não serem esquecidos no processo de recuperação dos depósitos que confiaram a agentes, "o primeiro-ministro garantiu que o memorando de entendimento com os lesados do papel comercial, assinado há duas semanas também abrange os emigrantes lesados do BES". O deputado socialista frisa mesmo que a indicação de António Costa passou pela necessidade de passar a mensagem de que os emigrantes lesados não estão excluídos de uma solução futura a negociar pelas partes envolvidas.

 

Ler artigo completo no Económico, aqui. 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades