Ligações às principais bases de dados e outras colecções de estatísticas de acesso livre sobre as migrações internacionais ou que incluem indicadores relevantes para o estudo da emigração portuguesa e das remessas dos emigrantes.
Para além das ligações às bases (link), inclui uma pequena descrição destas, identificando o seu âmbito geográfico e temporal, bem como as principais variáveis tratadas. Inclui, sempre que necessário, referências e ligações a documentos complementares, metodológicos ou de outra natureza, associados a cada base.
Disponibiliza, sem restrições, o acesso em linha (online) às estatísticas do Banco de Portugal, as quais incluem os principais indicadores sobre remessas recebidas e pagas. Os resultados das pesquisas na base de dados podem ser descarregados em vários formatos, incluindo em Excel.
Base de dados em linha (online) de acesso público que inclui indicadores relevantes sobre migrações e remessas, nomeadamente para comparações internacionais. Inclui ainda informação necessária para a construção de indicadores compósitos sobre migrações e remessas. Os resultados das pesquisas na base de dados podem ser descarregados em vários formatos, incluindo em Excel.
Disponibiliza, sem restrições, o acesso em linha (online) a uma base com dados sobre os estoques de imigrantes em mais de 230 países, entre 1960 e 2000, com informação dos censos e registos da população. Os resultados das pesquisas na base de dados podem ser descarregados em vários formatos, incluindo em Excel.
Disponibiliza, sem restrições, em formato Excel, matrizes de origem/destino de migrantes e de remessas, com estimativas por país, desde 2010. +
Disponibiliza, sem restrições, o acesso em linha (online) a dados de diversas fontes sobre migrações internacionais. A informação pode ser consultada através de um mapa interativo com 70 indicadores, com informação por países, sub-regiões ou regiões.
Disponibiliza, sem restrições, o acesso em linha (online) a uma base com dados dos censos de 1980/01 a 2010/11 sobre os estoques de imigrantes nos países da América Latina e Caraíbas. É organizada pela Comissão Económica para a América Latina (CEPAL) das Nações Unidas, através do Centro Latino-americano e Caribenho de Demografia (CELADE). Os resultados das pesquisas na base de dados podem ser descarregados em formato Excel.
Disponibiliza, sem restrições, o acesso em linha (online) a uma base com dados sobre os estoques de imigrantes em mais de 200 países, desde os anos 70, com informação de fontes estatísticas oficiais, nomeadamente censos, registos da população e inquéritos nacionais. Os resultados das pesquisas na base de dados podem ser descarregados em formato Excel.
Disponibiliza, sem restrições, o acesso em linha (online) a dados anuais sobre os fluxos migratórios de saída e entrada, para 45 países, desde 1980 até 2013. Os dados são apresentados em ficheiros Excel acessíveis depois de descarregados.
Disponibiliza, sem restrições, o acesso em linha (online) a estimativas quinquenais sobre os estoques de migrantes internacionais por país de origem e destino (em matriz), desde 1990. Os dados são apresentados em ficheiros Excel acessíveis depois de descarregados.
Disponibiliza, sem restrições, o acesso em linha (online) a dados sobre os estoques de migrantes internacionais por país de residência e origem, nos censos de 1985 a 2004. Os dados são apresentados em ficheiros Excel acessíveis depois de descarregados.
Disponibiliza, em acesso livre, os ficheiros de microdados dos censos nacionais de 2000/01, 2005/06 e 2010/11 compilados pela OCDE. Desdobra-se em duas bases: a DIOC, com dados dos países da OCDE, e a DIOC-E (extended), construída em colaboração com o Banco Mundial, com dados de 100 países de destino.
Disponibiliza, sem restrições, o acesso em linha (online) a uma base com dados anuais sobre a imigração nos países da OCDE, desde 1975, relativos a estoques, fluxos e aquisições da nacionalidade. Os resultados das pesquisas na base de dados podem ser descarregados em vários formatos, incluindo em Excel.
Disponibiliza, sem restrições, o acesso em linha (online) a uma base com dados sobre a emigração e imigração nos países da União Europeia e EFTA, relativos a estoques (censos de 1990/01, 2000/01 e 2010/11), fluxos de entrada e saída, desde 1998, e aquisições de nacionalidade, desde 1991. Os resultados das pesquisas na base de dados podem ser descarregados em vários formatos, incluindo em Excel.
Disponibiliza, sem restrições, o acesso em linha (online) a uma base com dados sobre os censos de 2010/11 nos países da União Europeia e EFTA, contendo informação sobre os estoques de imigrantes. Os resultados das pesquisas na base de dados podem ser descarregados em vários formatos, incluindo em Excel.
|