FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
A Páscoa dos emigrados
2016-04-08
O acidente em França com emigrantes portugueses e os atentados em Bruxelas são os temas mais destacados pelos media portugueses. Situações imprevistas que deixam para segundo plano os habituais temas da política e economia

O acidente de viação que ocorreu na França na noite de dia 24 para 25 de Março tem estado no centro da atenção dos portugueses durante esta semana. O embate deste evento foi tal que ele continuou a sobressair no contexto das notícias dos últimos sete dias até hoje. Muitas vezes, as notícias que se colocam no topo do barómetro são as mais recentes, mas desta vez não. E isso tem muitas coisas para dizer sobre o significado que a morte de 12 emigrados portugueses residentes na Suíça e a caminho para Portugal, onde deviam passar as férias de Páscoa, tem para o país.

Parece uma daquelas histórias do neorrealismo, um conto amargo dos anos Cinquenta. Mas não, é uma história verdadeira de 2016, a qual abre de repente um rasgo sobre uma realidade - o aumento exponencial da emigração nos anos da austeridade - que muitos de nós apenas conhecem através das estatísticas. É uma coincidência que tem algo de simbólico o facto que este evento tenha ocorrido poucos dias antes da promulgação do orçamento de estado de 2016, outra notícia com importante destaque no barómetro.

 

Ler artigo completo no TVi24, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades