FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Lesados do BES avançaram com duas acções populares contra o Banco de Portugal
2016-03-31
Em causa estão aplicações financeiras realizadas por emigrantes e em papel comercial do GES.

Centenas de clientes do BES, emigrantes e detentores de papel comercial do Grupo Espírito Santo, interpuseram duas acções populares junto do Tribunal Administrativo de Lisboa a pedir a nulidade da deliberação de Dezembro de 2015 do Banco de Portugal, que rectificou a medida de resolução aplicada ao BES, em 2014.

A medida de resolução deu origem à criação do Novo Banco, que ficou com a actividade comercial e os activos considerados bons, enquanto o BES ficou com os chamados activos tóxicos, constituídos por dívidas e outros activos de recuperação duvidosa.

Nas acções judiciais, que deram entrada no tribunal há uma semana, os autores defendem que é nula a deliberação do regulador, de 29 de Dezembro de 2015, que alterou a medida de resolução inicial, deixando centenas de clientes dependentes do chamado BES "mau".

As acções, apresentadas pela sociedade de advogados Pereira de Almeida e Associados, envolvem perto de meia centena de clientes lesados do papel comercial da Espírito Santo International (ESI) e da Rioforte, adquirido nos balcões do BES.

 

Ler artigo completo no Público, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades