FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Portugal “exportou” mais enfermeiros do que formou em 2014
2016-03-30
Em 2014 licenciaram-se 2633 estudantes de enfermagem em Portugal, mas, no mesmo ano, 2850 pediram declaração para emigrar. Trata-se de uma inversão história, diz Ordem dos Enfermeiros

onceito de "exportar recursos humanos" ainda não existe nas ciências sociais, nem em finanças. E não fazia parte das metas de Portugal para 2014. Mas os chamados "anos da troika", que ainda serão alvos de vários estudos, ainda podem vir a introduzir esta noção.

Segundo dados da Ordem dos Enfermeiros divulgados esta quarta-feira pelo "Diário de Notícias", em 2014 licenciaram-se 2633 estudantes de enfermagem, mas, no mesmo ano, 2850 pediram declaração para emigrar. Melhores salários, garantias de progressão na carreira e a falta de emprego tem levado muitos a sair. E o reconhecimento internacional pela formação dos profissionais de saúde portugueses parece ser um forte cartão de apresentação.

Ana Rita Cavaco, bastonária dos enfermeiros, defende uma redução de vagas e a criação de um plano estratégico para a saúde que coloque os ministérios do Ensino Superior e da Saúde a falar, conta o "DN". "Temos um problema grave, com mais pessoas a emigrar do que as que são formadas. Gastamos dinheiro a formar e damos de bandeja a outros países porque Portugal não está a contratar", afirma Ana Rita Cavaco, salientando a dualidade do problema: "Por um lado temos excesso de formação e por outro faltam enfermeiros no SNS porque não estão a ser contratados".

 

Ler artigo completo no Expresso, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades