FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
O português que ganha 14.500 euros por dia e escandaliza os sindicatos
2016-03-30
O português Carlos Tavares, presidente da Peugeot, ganhou 5,24 milhões de euros, em salários e prémios, em 2015. Principal associação patronal elogia-o, sindicatos e Governo atacam-no. “É uma pouca vergonha”, diz um sindicalista português ao Expresso

 Os franceses não estão habituados a estas notícias sobre os portugueses de França e, de um modo geral, ficaram boquiabertos logo que a ouviram. "Um português a ganhar, de salário, na indústria, em França, 14.500 euros por dia, sábados e domingos incluídos?", disseram alguns de manhã cedo quando o assunto abriu os noticiários das rádios e das televisões francesas. Mais do que o desvio de um avião egípcio ou as ameaças terroristas, era este o tema que se debatia no Flash, um café popular do bairro número onze de Paris, frequentado por clientes "habitués" e modestos.

A maioria dos franceses apenas conhece portugueses da base social, porteiros e pedreiros, que normalmente ganham pouco mais do que o salário mínimo local - à volta de 1500 euros por mês. Os gauleses sabem vagamente que também há diversos grandes patrões portugueses de origem emigrante em França, sobretudo nas áreas da construção civil, dos transportes (táxis) e de produtos alimentares. Mas desconheciam que havia assalariados como Carlos Tavares a ganhar milhões por ano.

 

Ler artigo completo no Expresso, aqui. 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades